Criando uma rede doméstica – Parte 1

Olá, leitores

Hoje eu vou iniciar uma série de 9 tutoriais que vão ensinar como criar uma rede doméstica ligando PCs com Windows e PCs com Linux e depois juntar as duas redes em uma rede só

Nesta postagem eu vou estar falando sobre o que você deve ter antes de começar a rede e dos principais riscos que você pode correr ao criar uma rede.

  Uma rede é um conjunto de computadores interligados, como a Internet. É por isso que ela é chamada de rede mundial de computadores

Com uma rede estabelecida, você pode, por exemplo, ver os arquivos que o seu filho está baixando, compartilhar um trabalho de escola com o seu irmão quando não há conexão com a internet, instalar programas que estão em um outro PC….

Vamos ver o que você precisa, e o porquê disso, sem muito papo técnico…

  • No mínimo dois computadores: Para você ter  uma rede, é necessário dois computadores, se não não é uma rede. É como no MSN, tem que ter duas pessoas conversando.
  • Um roteador ou um switch: Se você não souber o que é um roteador ou um switch,  olhe nas fotos nos links. (Mas, se você tem um plano de internet, e dois PCs, é quase óbvio que você tem um roteador)

E agora vamos aos riscos de uma rede

  1. Rede sem firewall = Rede lixo. Uma boa rede deve ter um firewall se não tiver atrás de um roteador (todos os roteadores atuais oferecem uma proteção).

Obs: Tem sempre gente que esquece, mas é necessário que os PCs estejam LIGADOS para a rede funcionar

Então… por hoje é só! Configure o firewall, ou peça para alguém configurar, arranje um roteador, dois PCs – não precisa comprar se você tiver um em casa, mesmo que parado – e na próxima parte a gente continua!

 

 

 

Anúncios

Publicado em 24/06/2011, em Nível alto, Nível médio, tutoriais e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: