Mantendo um PC seguro externamente

Olá, voltei!

Há alguns dias vimos a notícia que a Sony teve os servidores da PSN hackeados. Mais de 100 mil contas fora do ar, endereços de cartões roubados, a empresa se f****….

» Mas o que isso tem a ver?
Ah, aconteceu com os caras, pode acontecer com qualquer um. E é por isso que eu vou ensinar vocês a se cuidarem

Linux/Windows: Sem root!
Se você não precisa de uma conta de root (o mesmo vale para Windows, contas de Administrador), ou seja, se você não precisa instalar programas, alterar configurações e mexer no sistema, pra quê ficar usando contas de root?

Você pode criar uma conta de administrador (root no Linux, já vem) e uma conta de acesso limitado (contas fora do grupo root, no Linux). Isso já ajuda um bocado

Não clique em qualquer coisa
A maioria dos cavalos de tróia vem desse jeito:

Você recebe um e-mail com assunto “Festa” e vem anexado um arquivo FOTOS.EXE de um amigo e abre…. Aí decide que vai ver amanhã, no outro dia, o PC mal liga e você manda pro técnico e ele fala que é vírus: “Vai ter que formatar”

Uma pergunta: Teve uma festa recentemente? Esse cara foi? Ele te disse que ia passar as fotos pra você por e-mail? Se todas forem SIM, eu lhe digo: Pode até ter tido festa, mas arquivos EXE não são fotos, são softwares, e um vírus é um software!

Para as “fotos da traição”: Você tem um cônjuge? Seu cônjuge sai muito ? Ele volta 12 horas depois de sair? Ele faz isso frequentemente?  A pessoa que mandou é muito próxima de você? Quando você pergunta onde seu cônjuge esteve, ele gagueja? Se todas forem SIM (isso não são instruções – pode até parecer – de guia para descobrir se você tem chifre) você pode até … 😛 , mas arquivos EXE não são fotos, são softwares…

Então, resumindo: arquivos EXE não são fotos, são softwates, e um vírus é um software! Já matou 50% das chances de você ter o PC hackeado

Firewall
Configure seu firewall bem! Configurações incorretas podem até ajudar os caras… Vá em Menu Iniciar > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Central de Segurança (ou clique no ícone de escudo na barra de tarefas). Essa janela irá aparecer


Config. do Firewall

A janela da Central de Segurança do Windows

Clique em “Firewall do Windows”.

Na aba “Exceções”, verifique se os serviços ativos são confiáveis. Caso você não saiba, pesquise na internet. Mas, para adiantar, alguns aqui:

  • Wish Application: O serviço do aMSN

(Conforme eu vou achando, eu vou colocando)

Você também pode adicionar uma porta, como as 20 e 21 (do FTP) e 22 (do SSH). Clique em Adicionar Porta e digite um nome e o número da mesma (requer conhecimentos de informática e rede)

Sempre monitore! Se achar algum serviço suspeito, de nome estranho, desative-o!

Até o próximo post! E não se esqueca! 🙂

Anúncios

Publicado em 07/05/2011, em dicas, Nível alto, Nível médio e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: