Como um CD é gravado?

Gravador de CDAposto que você já gravou um CD, ou pelo menos, viu um CD ser gravado. Mesmo que seja para dados, gravar suas músicas preferidas, seus vídeos preferidos, etc., você já gravou um CD. A seguir, veja como funciona o processo de gravação e leitura de um CD.

Obs: O processo é parecido com a gravação de um DVD

Leitura

Quando eu insiro o CD no drive, um laser vermelho é ligado. A luz do drive pisca. O CD começa a rodar tão rápido, mas tão rápido,que nem dá pra ver. O laser vermelho atinge a parte de baixo do CD. O CD está sendo lido pelo computador.

Eu exploro o conteúdo do CD,e o laser aumenta e diminui sua intensidade, a luz do drive pisca mais e depois menos, até parar. O CD roda mais devagar.

Eu executo um aplicativo ou escuto uma música no CD. O CD roda mais rápido, o laser aumenta sua intensidade um pouco mais e a luz do drive começa a piscar

Eu clico naquele botãozinho e o CD é ejetado. Antes disso, o laser para, a luz pisca um pouco e para e tudo que eu estava vendo fecha.

Mas como é que funciona? Quando eu insiro o CD no drive, o disco começa a ser lido. O laser é ligado e a luz do drive – o que indica a intensidade do laser – é ligada. Quando eu exploro o conteúdo do CD, o laser aumenta a intensidade para poder ler os arquivos, a luz pisca mais porque essa luz significa intensidade do laser.Quando eu executo um aplicativo, o CD roda mais rápido e o laser aumenta a intensidade para poder iniciar o aplicativo. Quando eu mando ejetar o CD, ele para o CD e depois abre a bandeja.

Gravação

Eu mando gravar. Eu vejo o CD rodar muito e um laser mais intenso atingir o CD. Eu ouço um barulho que parece um gato sibilando. Quando a gravação termina, uma parte do CD mais próxima do centro fica com uma cor escura.

Mas como é que funciona? Eu mando gravar. O laser intenso é o laser de gravação. Ele grava os dados no CD. O barulho acontece por que o laser registra os bits no CD, e como ele é forte, você ouve esse barulho. A cor escura é onde os bits foram gravados

Discos regraváveis

Eles podem ter dados deletados uma determinada quantidade de vez. Os discos regraváveis tem esse nome porque você pode gravar várias vezes os seus dados, ao contrário dos graváveis, que só podem ter dados gravados uma vez. Geralmente eles tem uma tabela de partição (como os discos rígidos) quando estão no formato UDF.

Programas que gravam CDs

Existem alguns programas que gravam CDs. Para o Linux tem o Brasero(faz cópia de CD/DVD). Para o Windows, tem um leque: o Ashampoo, CDBurnerXP e o Nero (faz cópia de CD/DVD).

Até lá 🙂

Publicado em 11/08/2010, em Nível médio e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

