Diferenças entre 32 e 64 bits

Muita gente usa sistemas de 32 bits. Muita gente também usa sistemas de 64 bits, e eles precisam saber a diferença. Bom, hoje eu vou explicar isso.

Nesta postagem eu vou ensinar como você pode saber se é 32 ou 64 o seu sistema, ensinar as diferenças e os benefícios de cada um.

Como eu posso saber?

Geralmente o sistema te mostra se ele é 32 ou 64 bits. Eu vou lhe ensinar em cada um dos sistemas Windows mais conhecidos (e futuramente em Linux):

  • No XP:
  1. Minimize tudo
  2. Clique com o botão direito (ou auxiliar) em Meu computador, e depois clique em Propriedades:
  3. Quando a janela abrir, olhe para Edição do Windows (ou similar): Veja a imagem abaixo sobre o que deve estar escrito
    XPSe estiver escrito Microsoft Windows XP Professional ou Microsoft Windows XP Home Edition ou Microsoft Windows XP Starter Edition, significa que o seu sistema é 32 bits. Se estiver escrito Microsoft Windows XP 64-bit Edition, significa que o seu sistema é 64 bits
  • No Vista/7
  1. Vá no Menu Iniciar, dê um clique com o botão direito em Computador, e clique em Propriedades
  2. Quando a janela abrir, olhe para a seção Sistema, depois em Tipo de Sistema. Se estiver escrito “Sistema Operacional de 32 Bits”, você tem sistema 32 bits, se estiver escrito “Sistema Operacional de 64 Bits”, você tem sistema 64 bits.

Requisitos Mínimos

Eu recomendo seriamente que você execute um sistema 32 bits com 256 MB no XP, 512 MB no Vista e 1 GB no 7, e um sistema 64 bits com 1 GB no XP e 2 GB no Vista e no 7.

Se você usar menos do que isso, o seu computador pode ficar bastante lento.

Por quê?

Bom, vocês precisam saber porque eu recomendo um hardware maior para sistemas de 64 bits.

  1. Processador
    Alguns processadores suportam arquiteturas de 32 e 64 bits simultaneamente. São eles:

    • Pentium 4 HT
    • Celeron M e posterior
    • Intel Atom e posterior
    • Pentium Dual Core e posterior
    • Dual Core e posterior
    • AMD Athlon X2 e posterior

    Você, é claro, pode testar processadores inferiores a eles. Mas me deixe fora disso. Ah: o Itanium também suporta 64 bits, mas é uma arquitetura própria. E como é uma arquitetura própria, tem que ter sistema para ele.

  2. Serviços
    Existem serviços a mais a serem iniciados em um sistema 64 bits do que um 32 bits.

    • NumServiços 32 bits sistema de 32 bits, o sistema operacional de 32 bits tem que iniciar apenas dois serviços: o sistema de 32 bits (núcleo, funções, carregamento, pilha, etc.) e os serviços de 32 bits (programas do sistema. Ex: Windows Explorer, o programa de logon, etc.)
    • Num sistema de 64 bitsServiços de 32 e 64 bits, o sistema operacional de 64 bits não carrega só os serviços e o sistema de 32 bits, ele carrega os serviços e o sistema de 64 bits! Por causa disso, o computador tem que acabar fazendo mais trabalho, e é por isso que eu recomendo mais hardware para um sistema x64.

Na próxima página eu ensinarei porque escolher cada um destes sistemas. Dependendo do seu gosto, você pode escolher um deles.

Publicado em 18/07/2010, em dicas, Nível leigo, Nível médio e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá Arthur!
    Maravilhoso esse seu BLOG, estou aprendendo muito com ele. ate o próximo.

  2. Olá Arthur!
    Seus conhecimentos me deixam muito orgulhoso.

Deixe um comentário

