Guia Básico para Linux – Parte 1

Olá! Estou publicando um guia de 7 passos que vai ajudar você a entender melhor o Linux. Você pode salvar este guia no seu computador indo em Arquivo e clicando em Salvar.

Continuando… o Linux, primeiramente, é um software livre. Isto é: você vai poder baixar o código-fonte dele.

Segundo, ele não tem vírus. Como, graças a Deus, quase ninguém faz vírus para Linux, você está muito seguro, comparando ao Windows

Terceiro, ele é bem leve. Você pode instalar ele numa máquina velha e ele não vai ficar lento

Aqui vou explicar e solucionar os maiores temores sobre Linux. Vamos lá?

  1. O MSN roda no Linux? Não. Mas existe o aMSN. Ele roda no Linux, e é parecido com o MSN. Você pode baixá-lo aqui (Versão para Windows) e aqui (Versão para Linux)
  2. O Office roda no Linux? Não. Mas existe o BrOffice. Ele roda no Linux, e é parecido com o Office 2003. Além disso, ele converte os arquivos para PDF. Geralmente ele vem junto com o Linux ou você pode baixar nos repositórios (lugares para baixar programas Linux, vou explicar nos próximos passos), mas para ir se acostumando, um link de download para o Windows.
  3. Eu posso rodar aplicativos que eu usava com o Windows no Linux? Alguns sim. Você não pode rodar:
    • os aplicativos que foram feitos pela Microsoft, como o Movie Maker e o MSN Messenger
    • os aplicativos que foram feitos na linguagem VB.NET e C# (da MS). Para isso, você precisa do dotGNU. Para mais informações, visite http://www.gnu.org/software/dotgnu.

    Para isso, baixe o Wine. Ele está no repositório do Linux. Depois eu ensino como fazer isso.

  4. Eu posso usar o Linux junto com o Windows? Pode! Particione um espaço de no mínimo 4 GB para o Linux e crie uma partição SWAP (partição similar com o arquivo de paginação do Windows) com o dobro da sua memória RAM. Por exemplo, se você tiver uma memória de 512 MB, crie 1 GB de partição SWAP, se tiver uma memória de 1 GB, crie 2 de partição SWAP.

Se você tiver alguma dúvida que  não sejam estas, mande nos comentários. Enfim, você pode ver algumas distribuições do Linux (versões derivadas do núcleo Linux):

Escolha qual você deseja. Se o seu computador é mais velho, recomendo o Debian. Se ele for um Pentium 4 ou superior, recomendo os outros.

Então baixe o Live CD, que é um CD que você pode ver o sistema sem instalar e depois, se gostar, poderá instalá-lo no seu computador

Aviso! O Debian não tem o Live CD e o instalador no mesmo CD, portanto, você terá que baixar o Live CD e o Instalador em dois CDs diferentes, se quiser.

Grave o CD numa velocidade baixa, para testar em todos os PCs de sua casa.

Você pode testar e ficar vendo o Linux no seu Live CD. Na próxima parte, vou explicar alguns passos de instalação de cada uma destas distribuições.

Até lá! 🙂

Anúncios

Publicado em 26/06/2010, em Nível médio e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: