Criando um site – Parte 1

Hoje é o início de uma aventura em 15 passos sobre como criar um web site para diversos fins. Neste tutorial, vou lhes ensinar como criar um site em HTML e adicionando layouts em CSS. Vai ser um tutorial ótimo para usuários leigos e um pouco mais avançados

Neste primeiro post, vou falar o que vocês têm que ter em mãos antes de começar a criar o seu site, e vou dar a vocês noções básicas sobre a criação de um site e como ele funciona, além de começar a falar pra vocês como se cria.

O que você deve ter

Você deve ter algumas coisas antes de começar o seu website:

  • Alguma coisa para o site falar: Você deve ter alguma coisa que o site possa falar. Você pode falar, por exemplo, de um time de futebol que você montou, ou de programas de computador que você faz. Quando você decidir, leia o próximo item.
  • Um modelo do seu site: Você pode fazer alguns desenhos e fluxogramas sobre as páginas do seu site.
  • Conexão com a Internet: Obviamente, para publicar seu site na internet você precisa de conexão com a mesma. Você pode criar seu site sem a internet, mas precisa de internet para publicar.
  • Um navegador de internet: Você precisa de um navegador de internet para testar seu site. Algumas coisas que você faz não funcionam no Internet Explorer, então ele não vale (a menos que você crie algumas rotinas de programação).
  • Um servidor de websites: Agora ele não é necessário, mas você já providencie um. Alguns são pagos, outros não, então escolha bem.
  • E é claro, os meus conselhos

Se você já tem estas coisas, então inicie a leitura

Noções

Como funciona um site

Imagem 1

Figura 1 - Uma ilustração explicando cada parte da descrição

A descrição abaixo vai servir de complemento para a ilustração ao lado. Se você não conseguir ver, clique aqui para ver essa imagem numa outra janela ou aba.

Um site é armazenado em um servidor. Quando você pesquisa no Google um site e clica no link daquele site, o navegador faz uma requisição ao servidor daquela página, por meio da porta de conexão à Internet, geralmente Ethernet, para pegar aquela página. (1-2) O servidor atende a requisição (3), enviando a página(geralmente arquivo HTML) e os arquivos necessários para esta página (geralmente folhas de estilo em cascata – extensão .css – e arquivos de script JavaScript – extensão .js). ao navegador de internet. (4-5) Se o arquivo tiver alguma folha de estilo ou script muito grande, ele o envia a uma pasta de temporários. (6). Se o arquivo tiver algum script PHP ou outros que sejam feitos em cima de linguagem de programação, ele o armazena num cache.(6) Enquanto isso, você começa a visualizar a página(6), não importa o seu sistema operacional.

Obs: Se o sistema operacional for de linha de comando ou tiver algum emulador de linha de comando (como DOS ou o Terminal), e se você for visualizar páginas com um navegador assim(como o Lynx) talvez figuras e fontes não sejam exibidas corretamente.

Nos testes locais, a gente substitui o servidor pelo computador. Então o navegador vai requisitar a página ao computador, o que é um pouquinho mais rápido do que usar a Internet, por que você não vai precisar procurar o servidor. Mas como o navegador sabe quando é cada coisa? Simples. Ele identifica o que vem antes do endereço, se for http:// ele vai procurar num servidor da internet, se for file:// ele vai procurar no computador, ou num servidor interno(se você tiver um). Também tem outros, como ftp://, mas eu vou explicar mais pra frente

Na próxima página eu vou ensinar como criar uma página HTML.

Próxima >

Anúncios

Publicado em 24/06/2010, em Nível médio, tutoriais e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: