MBR – Registro Mestre de Boot

MBR (Master Boot Record – Registro Mestre de Boot) é um setor de 512 bytes onde ficam os carregadores de sistemas operacionais. Geralmente ele registra as partições primárias, onde tem imagens de boot (geralmente um arquivo .img ou .bin) em que tem um sistema operacional

Quando você liga o computador, dependendo da sua sequência de boot, a BIOS procura por uma imagem de boot no CD. Se ela não existir, ela procura no disco rígido.

Quando ele procura no disco rígido, ele procura na MBR primeiramente. Se ela não acha, ela continua. Se ela achar, ela carrega e passa a execução para essa imagem, que carrega o sistema operacional

Gerenciador de Boot

Um gerenciador de boot lista quantos sistemas operacionais existem no computador. Um bom exemplo é o GRUB, usado em muitas distribuições Linux como gerenciador de boot. A vantagem de usá-los (ou pelo menos usar o Linux) é que você pode instalar um sistema numa partição estendida.

E se a MBR estiver corrompida? Aí você não vai ver nenhum GRUB, nenhum carregador de Windows, e nada.  Você vai ver só um aviso de que ela está corrompida. Aí você pode jogar esta HD fora porque ele não presta.

Publicado em 23/06/2010, em Nível médio e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário