Sistemas de arquivo

Voltei! E trouxe uma coisa que você vai precisar muito conhecer: o sistema de arquivos do seu disco rígido, não importa se você use Linux, Windows, FreeBSD, OpenBSD, Solaris, IRIX, etc.

Você vai precisar saber das seguintes coisas:

Quando estiver preparado…

Quando você formata, ele apaga a tabela de partição dos arquivos. Mas o que cada sistema de arquivos faz? Eles reescrevem a tabela de partição do jeito deles.

Mas como assim, do jeito deles? É mais ou menos assim: cada sistema de arquivos tem uma sintaxe diferente para a tabela de partição, mas todas elas listam arquivos. Para você escrever arquivos em determinada partição formatada com determinado sistema de arquivo, você vai precisar de funções de código de alguma linguagem de programação. Entendeu?

Tipos de sistema de arquivo

FAT16: Esse sistema de arquivos organiza a tabela de partição numa sintaxe que parece uma tabela. É basicamente o sistema de arquivos mais genérico da face da terra, pois todos os sistemas operacionais (até aqueles mal conhecidos) conseguem ler e escrever neste sistema de arquivos, um arquivo, formatar ela, etc. Ele consegue enxergar até 2 GB de espaço por partição e tem endereçamento de dados de 16 bits. Além disso, você pode ter até 512 arquivos e/ou pastas na raiz.

FAT32: Ele é uma atualização do FAT16. Ele tem algumas melhorias se tratando de tamanho máximo de arquivos (até 4 GB). Mais pra frente eu explicarei o que é que eles fazem para registrar tamanho. Continuando, ele tem uma melhora no endereçamento dos dados: de 16 para 28 bits em comparação com o FAT16, o tamanho máximo da partição é de 2 TB e o tamanho máximo dos arquivos é 4 GB. O número máximo de caracteres para um arquivo é 256.

NTFS: Este sistema de arquivos é meio que proprietário: ele foi feito pela Microsoft com base no HPFS da IBM, para usar com o Windows NT,no comecinho dos anos 90, hoje é mantido pela Microsoft. Ele tem melhoras para ser usado em servidores, endereçamento de dados de 264 bytes e é usado por muitos usuários que usam Windows. O NTFS conta com um número máximo de tamanho de partição de 16 exabytes (1 exabyte = 1024 TB). O tamanho máximo do arquivo é de 16 TB Ele conta com um sistema de restrição de arquivos por usuário,ou seja, determinados usuários podem acessar ou não aquela pasta.

EXT3: ext3 (Third Extended File System) é um sistema de arquivos de código aberto feito para o Linux. Ele tem algumas mudanças em relação ao ext2, como o journaling (resumo das mudanças feitas em um disco que ele faz antes de fazer para evitar dano aos dados). O tamanho máximo de um arquivo, dependendo do tamanho do bloco, pode ser de 2 TiB e o da partição de 16 TiB. Ele tem um acesso mais lento em comparação com outros sistemas de arquivos por causa do journaling e os dados não podem ser recuperados depois que removidos

ReiserFS: é um sistema de arquivos para o Linux. Ele suporta journaling e tem blocos de 4096 bytes. Ele é feito num modelo de árvores para listar arquivos. Ele pode recuperar o sistema de arquivos mais rápido em caso de tropeços na tomada, pressionamentos acidentais do botão de ligar e o acabamento de energia, mas os arquivos se corrompem. O único problema é que o ReiserFS consome muito a CPU

XFS: É um sistema de arquivos para funcionar em arquiteturas de 64 bits. Ele pode ter até 16.384 bytes (16 KiB) de bloco, dependendo do processador. Ele tem um tamanho de partição de até 8 EiB para 64 bits e 4 TiB para 32 bits. Ele era feito para rodar no IRIX, mas roda atualmente em diversas distribuições Linux.

HFS: É um sistema de arquivos da Apple para rodar no Mac OS X e nos mainframes da IBM.

Então, agora você sabe o que cada sistema de arquivos tem?

Até a próxima! 🙂

Anúncios

Publicado em 22/06/2010, em Nível médio e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: